Google Wave – Sensação ou Ilusão?


Google Wave Logo

Google Wave Logo

Hoje recebi um convite para o Google Wave, alegre e intusiasmado. Me impressiona muito a minha própria animação dos últimos dias para ganhar essa conta e desfrutar da mais nova sensação do Google. Nos dias anteriores, notei que também não era somente eu que estava querendo experimentar esse novo serviço. Mas será que o entusiasmo é totalmente válido nessas horas de usar novos e “inovadores” serviços pela internet?

No twitter, muitas, mas muitas pessoas estão correndo feito loucas atrás de um invite milagroso do Google Wave. Para saber então como era essa busca insaciável por um invite, resolvi fazer um teste de comportamento com os twitteiros de plantão. Escrevi um tweet dizendo que tinha dois convites para distribuir para a galera que me seguisse. Não deu outra! Em menos de minutos, a galera começou a me seguir e mandar emails via mention. Pena que todas depois cancelaram seus following‘s 😦 . Interessante, não?

Li notícias de pessoas que estavam vendendo convites no eBay. Não acredita? Veja então aqui as mais de 300 opções para compras de invites ou contas com o Google Wave ativado. Poxa! Meu cartão de crédito internacional está ali, parado, servindo de parede para aranhas montarem suas teias. Por que não matar minha anciedade e ir logo creditando alguns dólares na conta de um vendedor desses para ter em troca uma super conta no Google Wave? Todos deveriam fazer isso, pelo menos muita gente mataria a vontade e não acabaria roendo todas as unhas em busca de um convite.

Enfim, quem não quer participar da maior sensação do momento? Eu quero. Queria na verdade, pois hoje já comecei a participar. Digitando minha senha pessoal na página de login, pensei: “Legal, agora eu estou na crista da Wave, legal!” O site abriu. Sabe aquelas cenas de filmes que a imagem está toda ofuscante e vem escurecendo pouco a pouco até formar uma imagem nítida e concreta? Foi o que aconteceu comigo. Cliquei ali, cliquei aqui, vi as configurações. Humm! “O que há de mais nisso?” Certamente, o Google Wave ajudará bastante na comunicação de equipes de pessoas. Mas de nada adiantou a minha expectativa. Olhar uma aplicação como o Google Wave é como olhar a sua conta no Gmail. Naturalmente, a reação seria normal. “Estou entrando no Gmail porque recebi um novo email da área de marketing informando que todos os funcionários da parte adminstrativa terão de participar da reunião de sexta.” E agora, como seria no Google Wave? “Ah! Irei verificar a Wave de comunicação do pessoal de marketing, me informaram que há uma nova mensagem informando da reunião de sexta. Estou super empolgado para ver meu Google Wave!” Bom, lamento, mas não teria essa reação daqui uns dias quando isso tudo banalizar.

Falar que Google Wave é inédito, é inovador, é cool (como diz a minha prima) não seria justo com todas as outras empresas que implementaram sistemas parecidos. Por exemplo, um colega meu me informou que uma solução da 37Signals chamada Campfire (clique aqui para ver o site da Campfire). Olhando por cima, o tipo de mensagens e a maneira de comunicação se parece muito com a do Google Wave. Muitas outras ferramentas de trabalho cooperativo e corporativo se comportam de maneira semelhante à do Google Wave. Seria isso então uma revolução na maneira de se comunicar? Pelo menos agora podemos contar com mais um ótimo serviço do Google. Um serviço que há muito tempo faltava na lista de serviços do Google. Hoje, pra mim, a “inovação” do Sistema Operacional Mobile Android foi bem mais emocionante e inovador que o Google Wave.

Seria então Inovação, sensação ou ilusão? Eu já tenho a minha resposta. E a sua? Deixe um comentario 🙂

2 respostas em “Google Wave – Sensação ou Ilusão?

  1. Vc deu uma olhada nos Bots, plugins, gadgets, etc? Lembrando que esta é uma versão preview…. ainda tem muito o que melhorar! Acho que é uma boa ferramenta de comunicacao e como trabalho colaborativo ainda tem muito o que melhorar.

    Se já existiam outras ferramentas semelhantes ou melhores, tenho certeza de que nenhuma te deixou tão empolgado para usar como esta… e este é o segredo! Quanto mais pessoas estiverem dispostas a usar, melhor será nosso proveito dela! =)

    Mas confesso que esperava mais a partir do video que tinha visto mes passado! hehehe

    abracos

  2. eu ainda estou esperando um convite para saber como é que é esse tal do Google Wave… será que é bom? será que é útil? acho que a grande questão é a segunda pergunta =]

Deixe um comentário

