Desenvolvendo Aplicações RIA/Flex/Flash em qualquer SO e de graça


Nos meus aprendizados recentes relacionados a Grails/Flex/GraniteDS, acabei me deparando com um problema que foi motivo de pensamentos: Por que não desenvolver usando ferramentas gratuitas? Qual seria a complexidade gerada pela troca de ferramentas de desenvolvimento pagas por ferramentas gratuitas ou Opensource? Seria economicamente viável a troca?

Vale a pena mudar?

Em Flash/Flex, a maioria das aplicações que auxiliam no desenvolvimento são proprietárias. As principais são propriedade da Adobe (detentora da patente dessas tecnologias), porém há várias ferramentas que podem substituir os pacotes de produção da Adobe. Certamente, a performance do desenvolvimento e a qualidade do produto de software gerado não serão as mesmas, a complexidade de algumas tarefas aumentará e muito provavelmente o processo de desenvolvimento ágil pode dar lugar a um processo lento e dramático para desenvolvedores e analistas.

A lista

Adobe Flash CS3 ou Adobe Flex Builder 3 são boas ferramentas, porém podemos encontrar na comunidade uma vasta gama de alternativas para tais aplicações.

  • No BrokenBlog, há um artigo que mostra como desenvolver aplicações em Flash, independente de SO e gratuitamente. Tal artigo é claro e assertivo: a substituição de ferramentas de desenvolvimento altera sim o desempenho das atividades de uma equipe, no entanto, algumas práticas podem se tornar rotinas simples e isso provocará uma adaptação contínua na equipe. Aquele artigo ainda aborda como configurar Eclipse, Flex 3 SDK, Ant e Processos de Debug para o desenvolvimento de aplicações Flex. Nesse link você pode encontrar um podcast – em português – sobre o assunto.
  • Uma alternativa interessante é usar o OpenLazslo que, segundo a definição do próprio site do desenvolvedor “is the only rich internet platform that lets you write once and compile to both flash and DHTML.“. OpenLazslo é uma linguagem em XML que permite gerar componentes Flash ou páginas em HTML dinâmico (com Javascript, CSS…). Sua IDE (IDE4Laszlo), baseada no Eclipse, disponibiliza um pacote de ferramentas e utilitários para edição, compilação, debug,  teste como qualquer outra plataforma de desenvolvimento baseada no Eclipse. O download da IDE pode ser feito aqui.
  • Quando o quesito é editores alternativos ao Flash, podemos citar o Flash Editor for Linux (gratuita) e o Swishzone ($99.95).

Aqui vai uma “ultimate list” com os principais projetos Opensource relacionados a Flash/Actionscript e companhia.

Gostou do artigo? Deixe sua manifestação na forma de um comentário 🙂

Anúncios

4 respostas em “Desenvolvendo Aplicações RIA/Flex/Flash em qualquer SO e de graça

  1. FlashDevelop é uma boa IDE open-source para Flash e FLEX (sim, tem até auto complete e código mxml) .. só não tem editor visual, como no FlexBuilder para Windows/MAC… mas é uma ótima pedida para desenvolvimento Flash Platform open-source.

  2. Hoje em dia temos que ter em mãos uma ferramenta adequada, devido a rapidez na mudança que vem sofrendo o visual das páginas Web.
    Para não ficamos preso a ambiente de desenvolvimento proprietário, devemos correr atras de soluções gratuitas.
    É fundamental que a IDE seja Visual(Componentes)- RDA.

    Até mais…

  3. Atualmente não tenho usado nenhuma ide pra desenvolmento flex, até pq acho o flex builder meio fraco, tenho usado apenas o ultraedit como editor e compilado via ant meus projetos em flex.

    Uma questão genérica, pq seu blog não tem rss?

    Abraços

    • Realmente… quando se trata de um desenvolvimento mais codificado e menos “desenhado” tais IDEs meio que atrapalham seu desenvolvimento.

      Aqui na minha equipe, tivemos que fazer também um script Ant para driblar algumas situações que eu considero bugs na IDE. Tal script também pode ser utilizado como parte integrante da MIC (Máquina de Integração Contínua) para as funcionalidades nele escritas.

      Estou escrevendo alguns posts pra cá. Logo, colocarei essa opção de RSS por aqui xD. Obrigado pelo feedback

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s